sexta-feira, 18 de junho de 2010

Teleguiados e Abduzidos









Nunca fui fã.
E olha que fui contemporâneo a verdadeiros ícones de nosso tempo como Freddie Mercuri, Zico , Maradona, Biro-Biro e muitos outros.
Em determinado momento de minha infância acho até que me fez falta ter como referência um super-herói, um músico, artista , qualquer um;

Sempre fui uma espécie de refém dos meus próprios pensamentos, prisioneiro dos meus próprios sonhos, dos quais a grande maioria não se realizou (ainda bem, sonhava em ser afinador de piano, igual o Divino... kd os pianos hoje?)

E depois de adulto, tornei-me meio que imune a acreditar piamente em verdades absolutas como ideologias políticas, sou algo como órfão do senso de pertencimento a um grupo.

Minha maior identificação sempre foi à igreja Batista,mas a cada dia vou perdendo essa identificação também, e como todo egocêntrico, julgo que ela que se distanciou de mim, lógico, e não o contrário.

Um exemplo disso é o cerne do que me faz escrever este protótipo de artigo;

Tenho sérias dúvidas ao que chamo de CEID, condução espiritual introspectiva dirigida, explico; Sabe aquelas orações em que o interlocutor dá ordens á igreja como: - Feche os olhos, diga isto, diga aquilo, lembre disso , lembre daquilo, veja um presente, agora feche o laço, entregue, agora coloque sua mão na cabeça,(ainda bem que não é no joelho, dá uma abaixadinha....eca) a outra no coração e repita comigo...

Até não vejo maldade das pessoas quando usam técnicas psicológicas no culto, aquele mantra interminável, mas considero perigosa à dependência de terceiros nas orações , e pessoalmente não me sinto confortável repetindo palavras de ordem, ou sendo guiado por sussurros enquanto oro.

Fui doutrinado que as orações devem ser dirigidas ao Pai, pedindo a presença de seu Santo Espírito, por intermédio do nome de Jesus, neste caso as orações devem ser dirigidas a Ele, a ninguém mais.

De igual forma não vejo paralelos na Bíblia para a função de ministrar o louvor(1),que em alguns momentos leva os dirigentes a tensionarem o nível de introspecção de acordo com sua eloqüência e capacidade de arregimentação para cima ou para baixo, criando em alguns casos uma espécie de transe coletivo.
Sobre este transe, já vi nego cair com assopro do meu lado, um monte, alguns ficam rindo outros chorando, sabe, coisa feia de se ver, de dá medo em chefe de terreiro...mas como todos sabem , sou Batista, e já tenho a pérola na ponta da lingua, quando o "obreiro" vinha com o "réceba", eu já recitava _ Por que mil cairão do teu lado e trocentos do outro lado , mas tú ficarás em pé...! assim nunca caí....

Penso que as músicas são inspiração de Deus e muitas falam por si só, e quando não, o Espírito Santo o faz, e deixar este espaço livre torna o ambiente mais clean.

Cara, já experimentei muitas coisas de tudo isso que citei a pouco, momentos incríveis outros bizarros, experiências únicas, mas esses lances nunca serviram para moldar meu caráter, este, painho, mainha e a velha instrução batista tradicional se encarregaram de fazer*.(*mais ou menos, a parte ruim fiz por conta própria)

É lógico também que nunca fui tão longe nestas viagens como amigos meus que participaram de retiros tipo, encontrão, tremendo, voltaram para útero de suas mães, pediram perdão pelo pecado de seus antepassados, viram gravetos pegarem fogo no alto dos montes (sem fósforo!), perdoaram Deus. (pasmem!)

Sei lá, preferi os retiros do Adac em Piraputanga com esporte, cultos, serenatas, palestras, namoros,jantar de gala, essas coisas sabe...


(1)
Para quem não é do ramo, aciono a tecla sap: Louvor, abstraindo de questões semânticas, é a música na igreja, ministrar o louvor, é conduzir as músicas , interagindo com o público com palavras e frases de efeito.


A paz de Jáh!



Brincadeira ....



A paz de JC

6 comentários:

  1. Piraputangas-MS?
    Já estive num retiro da minha igreja lá (não sou Batista).
    Lugar lindo, calor durante o dia, frio de noite e pela manhã, até o sol aparecer, lá pelas 10h00 por causa dos montes em volta.

    ResponderExcluir
  2. Haroldo, qualquer comentário meu sobre esse assunto, com certeza dará um tese para doutorado, pois, quando você, diriamos assim, foi modificando sua fé batista, foi quando eu estava chegando. Até me casar, eu era um católico não praticante, ou seja, ia a porta da igreja para ver aquelas beldades angelicais sairem com sua mães a tiracolo,ou seja, gostava da santa saida, hoje estou com minha espiritualidade mais sólida, mas não deixei de ser crítico, por isso eu digo, você escreve fácil, de forma gostosa de ser lida e, acima de tudo, é bom para gerar reflexão, independente se as pessoas vão concordar ou não, mas com tudo isso você também cresce. E você tem crédito com Ele, não vai ser qualquer comentário que vai abalar essa relação. Você é o cara. Um abração.

    ResponderExcluir
  3. É meu velho Piraputanga -MS.. lugar que receberá minhas cinzas...onde passei os melhores anos de minha vida...abç e obrigado pelo post.

    Inivaldão, vc é o mestre das palavras, sinto-me muito motivado por vc...obrigado de coração!

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não faço idéia de quem é, ou onde é essa tal de Piraputanga. Pudera, com um nome desse só pode ter saido da vizinhança da Ramela ou fazendo limites com o Gogó da Ema (Rs). Brincadeiras a parte, essas sensações, Nobre, eu passei de perto e ao lado (olha que o tal assopro derrubou um cara do lado), mas não consigo me ver inserido nesse contexto. Não sei o que ou quem mudou, se eu ou o meio, ou quem sabe, nós dois. Sendo assim, eu faço como 'Tiradentes' (um colega dentista): Eu só te falo uma coisa; eu não te falo nada. Eu só dei de uma coisa; eu não sei de nada. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Haroldo!!! Conheço bem este retiro da Batista lá em Piraputanga, pescava sempre bem lá pertinho e á noite era sempre muito bom estar por lá. Escreves muito bem o que pensas e acredito que deva adorar a Deus de forma excelente!!!
    Concordo com grande parte do texto, e é claro não somos unánimes pois somos seres humanos, obviamente que qualquer experiência nova ou diferente deva ser analisada a luz da Palavra de Deus. Ela sim nos mostrará claramente o que se trata de herêsia (acho essa palavra muito forte e que deve ser tratada com muita cautela).
    Muitas das experiências citadas trata-se tão somente de extravagâncias, particularidades de Ministros/Pastor, maneiras de adorar a Deus ou ensinar a Palavra, etc.etc... não significando exatamente o termo "heresia". Outras são heresias tão óbvias que não precisamos sequer consultar a Bíblia.
    Sem querer refutar cada uma delas, mas acredito que temos sempre que buscar o sobrenatural de Deus, é claro, a Luz das Escrituras e sem se descuidar dos ensinamento que são básicos pra nossa fé.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas palavras irmão, da próxima vez deixe seu e-mail...abç

    ResponderExcluir