quarta-feira, 8 de abril de 2009

CHURCH

Ultimamente tenho pensado em algumas coisas que imagino a maioria das pessoas que vivem nas igrejas vêem como heresia ou blasfêmia.

A primeira coisa é: O que é a igreja ?
São esses lugares que vamos aos domingos? É... essas construções com quatro paredes, um púlpito, um microfone, uma platéia quase atenta...São estas agremiações cheias de costumes e regras de conduta moral, social e espiritual ? Ou são as pessoas, aqueles que de alguma maneira, ou de muitas maneiras , decidiram viver segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, juntos.

( Aliás, não tenho certeza que Jesus queria criar uma igreja nestes moldes, com templos, sacerdotes, isso já existia antes dele, acho que o conceito inovador foi que, à partir Dele, o templo são as pessoas, e que não seria necessário mais ir a lugar nenhum para prestar culto, pois as atitudes seriam o culto, 24 horas por dia, tanto é que ele não abriu nenhuma..., só que aí complicava ser igreja de Cristo...seria muito mais difícil, é mais fácil ser igreja por 1 dia, na realidade muito menos que isso, umas 3 a 4 horas. )

Sempre tive a idéia que a segunda opção é mais adequada.
Então, impõe-se outra pergunta: Se a igreja de Cristo são as pessoas, para que servem estes lugares? No bom “Minerês”, esse trem presta pra quê?

Se olharmos a Igreja católica ao longo da história, ela figura como grande traidora dos ensinamentos de Cristo, usurpadora de poder, freio da ciência, travou o mundo no feudalismo, entre outros malefícios à sociedade.

A Universal e Renascer que enganam seus fiéis, roubam-lhes seus parcos reais e mantêm luxuosos castelos e carros em Miami Beach.

E os Batistas, Presbiterianos, Luteranos que agonizam em coma nas últimas décadas. Não são capazes de fazer o “Ide” que lhes foi pedido, muito pelo contrário, ficaram ano a ano preocupados com cargos , status, conforto, templos, boa música, num vai e vem de anos que não melhoram enquanto pessoas, que dirá enquanto filhos de Deus. Ignoram solenemente o livro de Tiago e tantos outros. E olha que estou criticando só a igreja, que é a base da organização, não vou nem perder o tempo com as Convenções, Ordens de pastores, Juntas e outros com atuação questionável.

Então, pra que igreja? E se o “templo” fechasse amanhã, quem sentiria falta? Será que a sociedade iria se indignar e pedir que reabrissem? Ou tanto faz como tanto fez?

Pra que igreja, se nossos filhos não conseguem se manter?

Pra que este custo imenso de manutenção de salários e estrutura? No que temos melhorado enquanto pessoas?

Não seria melhor cada família se reunir e passar a seus filhos o temor a Deus, amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo como nós mesmos? Pelo menos uma vez na vida, chamar outra família para repassar estes ensinamentos? Falar do que Cristo fez em nossa vida lá no serviço, na escola, etc. Por que gastamos tanto tempo e dinheiro em programações, shows, retiros, quando não conseguimos ser “crentes” de segunda a sexta?

Não tenho mais prazer em ir a igreja.

É um fato, não quis isso, aconteceu e agora? Vou para o inferno? É assim, simples?Ou vai à igreja ou vai para o inferno?

Insisto em ir a igreja para manter meus filhos lá, mas não acho um local bom para as crianças, eles também não, eles dizem que é muito chato, acho minha casa melhor, acho meus ensinamentos melhores, não vou repassar esta responsabilidade a pessoas que mal conheço.

Mas tenho ido, movido por uma força, quase que, quântica, algo como um magnetismo que me leva desde que nasci. Imagino que se fosse pedir algum conselho a você, minha querida vítima, digo leitor, a primeira coisa que falaria é que o problema está em mim, que devo orar mais, ler mais a Bíblia,coisa e tal, se alienar um pouco mais,sei lá mas, como não tenho certeza, continuo indo.

Entendo que a maioria das pessoas permanecem mais ou menos em um local ou uma igreja, não pela submissão á vontade de Deus, mas pelo grau de empatia em seus relacionamentos pessoais.

E nisso em especial nós batistas somos bons, porque quando nos encontramos fora da igreja, falamos de tudo menos de Deus, os churrasquinhos são ótimos!

Tô cansado, não tenho vontade nem prazer, ouvir sermões me é custoso, a minha mãe pelo menos dormia.

Depois de trinta e tantos anos, domingo a domingo, parei para ver, se ainda seremos os mesmos e viveremos como nossos pais, ou se romperemos com esta mesmice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário