terça-feira, 18 de maio de 2010

Orador




Quase toda igreja tem um orador oficial, sabe aquele irmão de voz imponente, português rebuscado, que concatena palavras e idéias "just in time"!


Na Pib de Campo Grande, havia até um especialista em oração poderosa... não duvido um milímetro da sinceridade de muitos, de todos não dá pra dizer, principalmente dos televisivos..., mas inconscientemente todo mundo vai orando e pensando no que dizer... eu mesmo já me peguei tentando achar as melhores palavras, frases de impacto, de modo que minha oração fosse aceita pelos ouvintes, lógico, pois na mesma hora sentia que não havia sinceridade nas minhas palavras, e o máximo que iria chegar era no ouvido alheio.


Tem ainda aqueles piores, que ficam reparando a oração dos outros, e fazem até uma classificação:


Bajulatória: Óh Deus de Abraão, de Isaac e Jacó, que habitas no santo do santíssimo, que abristes o Mar Vermelho...é quase uma tentativa de apresentar o currículo de Deus!

Muita embromação e nada de objetividade.


The flash: Oração da hora do almoço: _ Faça mal ou faça bem em nome de Jesus amém!


Oração memorando: Cheia de ordens, tipo eu reivindico, eu ordeno, eu declaro etc...


Oração induzida: O sujeito começa a oração dirigida à Deus, beleza , lá pelo meio ele inverte e passa a te dar ordens , iniciar uma comunicação como se estivesse falando com você, tipo: vejo que sua vida tem muitos problemas, que você não tem vontade de orar.....ops, eu até tinha, mas ocê tá orando por mim....


Podia inventar um monte!


Mas a coisa tá ficando séria...


Minha intenção não é a ridicularização, muito pelo contrário, é tentar descobrir porque nós evangélicos usamos e abusamos dessa liturgia, que na maioria das vezes é a menos espontânea, muito formal e pouco eficaz.


Não sou um teólogo, mas não me recordo de nenhum incentivo a essa prática, a tal oração pública, me lembro sim da crítica aos fariseus que oravam em voz alta nas praças, e do ensinamento de nosso mestre no Pai Nosso, e orientações acerca da exclusividade, no escuro do quarto etc...


Sinto-me muito abençoado por orações, realmente, pois tenho pais que oram diariamente por mim, e sei que isso faz diferença na minha vida, eu também oro por amigos (casamento de amigos...)família, trampo etc...


Esse pra mim é o verdadeiro poder da oração, então o toque está dado não me peçam pra continuar com isso , por será uma oração silenciosa....


Mãe e pai, obrigado sempre, e fiquem tranquilos que não radicalizei... oro diariamente com os meninos , por que ainda são crianças e precisam aprender a orar, e é minha missão ensiná-los, toda regra tem excessão .....rs


Rose , antes que a psicóloga entre em ação poupar-lhe-ei o trabalho... foi sim , foi ele, o pastor Manoelino, que sempre no final( ou seria ao final?) da EBD quando estávamos "azuis de fome" fazia aquela oração araônica....rs
de 20 minutos....

bjs a todos,

a paz de JC.

11 comentários:

  1. Haroldo, gostei muito do seu texto e acho que as pessoas muitas vezes se esquecem que o véu foi rasgado e hj podemos entrar face a face na presença do Senhor, por isso naum precisamos ter formalidades para falar com ele, mas sim sinceridade de coração, a final de contas ele conhece o nosso coração e que que sejamos transparentes e simples com ele. Eu tb tinha o costume de usar palavras bonitas nas orações, tem pessoas que até mudam o tom de voz, mas se esquecem que Deus naum quer que façamos um teatro, mas sim que sejamos nós mesmos quando estamos em Sua presença. Que Deus derrame chuvas de bençãos sobre a sua vida. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. POIS BEM, ESTOU AQUI !!!
    Tio gostei muito da sua colocação, vc que é um cara que ja andou o Brasil inteiro, conheceu as culturas das igrejas, conheceu desde aquelas orações looongas daqueles FARIZEUS até a oração sincera de uma simples criança.Lembro daqueles almoços de domingo em casa, quando o Juninho orava e logo depois da oração havia um breve "comentário" " tentando corrigi-lo" rsrsrsrs... não sou muito bom em discurso e nem de português. mas acredito que uma oração sincera e o coração voltado pra Deus, Ele honrará conforme a sua vontade.

    Tio vc está nas minhas orações !!! e ore por mim. rs...

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Pois é, visitei e tenho que deixar meu coments rs...
    Muito bom o artigo, a sua cara falar de algo sério num tom descontraído. Acredito que todos passam por essa fase, parece que para orar em público temos o dever de agradar aos que estão a nossa volta, e esquecemos para quem estamos orando.

    Continue postando, mto bom! Bjos na lindona e nos filhotes, saudades!

    tia Cida

    ResponderExcluir
  4. Haroldão, bons comentários.
    Sobre o que vc escreveu recomendo dois livros muito bons:
    Oração: cartas a malcom; de C.S. Lewis (Editora Vida).
    Oração: ela faz alguma diferença?; de Philip Yancey (Editora Vida).
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. obrigada por orar pelas nossas vidas Haroldão...t amamos bjuss

    ResponderExcluir
  6. Esse é o Haroldo que conheço! Gosta de polemizar com idéias que causam impacto e serve para refletir...
    No meu ponto de vista tudo esta no equilíbrio e na verdade de cada pessoa. O tempo ou texto da oração deve partir do fundo do coração e expressar o real sentimento do orador, mas existem pessoas que realmente possuem sentimentos complexos e rebuscados!
    Deus se agrada da verdade.
    Eu continuo acreditando no poeta:
    "Quando orares não sejais como os artistas que falam palavras que não são suas e usam máscaras..."
    Deus abençoe você cada dia mais meu irmão.
    Vou continuar orando por você e sua família para que vocês voltem para perto de nós!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos posts, Judinhas me empreste o livro ok!, Kéké, tamu junto...
    Beta, arruma uma vaga aí que me mando...!
    Marcão , é nóis.

    ResponderExcluir
  8. Harodo, muito bom o artigo... e assino em baixo. Nao conhecia o blog, Grande Abraco a todos aí!

    ResponderExcluir
  9. Quem diria hein Zé, que vc se tornaria um Cientista Clero Litúrgico Social? E quem diria, mais ainda, que eu concordaria com vc? Com reservas, mas há sabedoria em suas palavras. Prefiro continuar trabalhando na igreja do meu jeito... sou "simprão" mesmo e concordo que o melhor caminho é o da transparência e da conversa franca (tema de outros textos seus). Fico feliz em saber que tem "instruido os meninos no caminho em que devem andar"... grande abraço a todos... orem por nós e fiquem na paz.

    Ninho (Arnoldo Jr)

    ResponderExcluir
  10. Amigoo, amei seu texto!
    Nossaaa, você escreve muito bem! Blog super antenado. Ótimas ideias, boa redação, sem falar que em cada palavra, parece que estou vendo você!!! Vou passar por aqui sempre...Coaduno do seu pensamento acerca disso. Aliás, é bem o ando questionando ultimamente. Quando estamos reunidos oramos para os outro verem o quanto somos "crentes" e não para o verdadeiro propósito. Enfim, que o Senhor tenha misericórdia de nós. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Haroldão, moléstia a parte você continua afiado, escreva mais, você é bom nisso.

    ResponderExcluir