quarta-feira, 8 de abril de 2009

EBD - ESCOLA BEM DEMORADA

Muitos me perguntam porque não vou a EBD. Eu nunca pensei direito porque parei de ir a uns 10 anos atrás,(tá, uns 15 ou 20, mas que minha mãe não saiba) bom resolvi escrever a respeito.

Primeiro motivo (e mais aceitável): Porque é muito chata.

Segundo ,e menos aceitável, imagine que você tivesse que estudar 34 anos numa escola ou faculdade, e por mais que você se esforce não se forma nunca! Fiz uma faculdade por quatro anos e no terceiro já estava doido pra terminar logo, estou a 3 meses de acabar uma pós-graduação, e fico contando os dias...

Ora em qualquer aprendizado, curso, hoje em dia, você estuda para fazer algo, e por que vemos pessoas que vêem estudando desde o berçário, juniores, adolescentes , jovens e pasmem, sala de adultos, de casais, de solteirões (essa é a do Romão), de terceira idade, estão treinando pra quê? Podem até pensar prego o início da apostasia, mas prefiro acreditar no fim do legalismo, de eventos formais e sem propósito.

Terceiro, a família é a coisa mais importante para nós , amém? Posso ouvir um ? Bom, pelo menos pra pra mim é , mas como a igreja pode contribuir com isso? Ah já sei! Marcando eventos todos os domingos das 09:00 às 12:00, (quando não tem bléia), uma reuniãozinha básica até as 13:00,ensaio das 16:00 ás 17:30 e culto das 19:30 ás 22:00, pronto acabou o domingo... pena que o Marcão* trabalhou a semana inteira, sábado até ás 20:00 e no domingo viveu com a família? Não, passou o domingo inteiro na igreja. Mas se ele gosta tudo bem, o problema é que eu acho que ele gosta, mas nem tanto, ele queria também poder bater uma bola, almoçar na casa do Calasso, tomar um refresco na pracinha com a Flora (nossa que antigo!) dar uma força em casa coisa e tal....

Mas não, tudo tem que ser resolvido no domingo, mas porquê? Ah! pra semana ficar livre né? he he...

Tá, então segundo Haroldus, capitulo 2, verso 3, vamos acabar com a EBD!? Não ! Vamos dar uma repaginada né, ela deve ter uns cento e cinqüenta anos, é nossa obrigação aprimorá-la, e não ficar estressando porque a galera não quer ir mais, ou porque faltou, de repente, quem sabe, por causa de uma viagem no sábado, talvez, pra São Paulo, para não tocar em evento, hic, noite mal dormida, coisa e tal...

Começamos por onde? Bom , pelo nome né?! o nome é uma sigla, tipo 18B.Log, (Décimo oitavo batalhão de logística do exército, tem até uma amiga minha que tinha o apelido de Maria batalhão! abafa o caso...), vamos escolher algo mais bonito.

Depois vamos ver para quem serve, não sou psicólogo, mas acho que é unânime que o aprendizado é mais fácil até os 17 anos, acho que esta data limite é boa né? E pra quem mais? Ah, pra galera nova convertida é legal também , quem sabe um ano de treinamento.

E a outra turma? gandaia?, não amigão , cuidar da família, convide seus amigos não crentes para almoçar em casa, a esposa vai ter tempo de preparar por que não teve que passar fora à manhã...(esse trauma eu assumo, domingo o rango lá em casa era terrível, como diz o Judas, comida requentada, fast foods, aqueles frangos assados infames de padaria), uma simples oração antes do almoço já faz um impacto muito maior do que 20 anos de escolinha todo domingo só no meio de crentes, aconteceu comigo, eles vem conversar com você , pedir orações, é muito loco, como diz o Judas (acho que preciso melhorar minhas companhias).Tirar uma ou duas manhãs de domingo no mês para distribuir folhetos, visitar um asilo, antes que pense que sou fariseu já vô dizendo que faço essas coisas de vez em quando (menos à parte dos folhetos, hic), isto é, colocar em PRÁTICA aquilo que se aprendeu na EBD.

Podíamos fazer oficinas também, de teatro, treinamento de evangelismo, oficina de música, inclusive aberta para a comunidade, curso de libras, línguas (imagine a Telma ensinando inglês pra moçada da Vila Amélia, com músicas do Hilsong!) escolinha de esportes,(eu posso ensinar Golfe, o Betão basquete, o Juninho, bom, deixa pra lá...) artesanato, convenhamos dá pra fazer um bocado de coisas, mas tem que trabalhar né, e essa é à parte difícil, é mais fácil ir pra lá e ter lições que já vimos umas cento e trinta e duas vezes nas revistinhas da Juerp.

Pra terminar e o escândalo ser completo, últimos pedidos: vamos acabar com as reuniões das quartas-feiras, e voltar para o culto nos lares, alguns chamam de célula, outros de affinitty,(gostei desse nome) vai dar mais resultado, e se não for pedir muito, jogar os avisos para o começo do culto de domingo à noite, e a segunda parte ser só celebração e palavra.

Tá bom, viajei , caaaalma, junto...., eu sei , aí seria pedir demais....

A paz de J.C.,

Haroldo
* Homenagem ao meu peixe, para ilustrar o caso clássico de muitas pessoas que trabalham muito nestes tempos modernos.

Um comentário:

  1. Eu concordo com quase tudo que você escreveu sobre EBD, mas quanto ao culto de Quarta ou quinta depende muito da cidade e da igreja. Em alguns locais tem funcionado muito bem. Um abração.

    ResponderExcluir